O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

Eventos/Call For papers



ATUALIZADO EM JULHO DE 2017



CALL FOR PAPERS
Holocaust research and archives in the digital age: Edição especial do periódico “Quest”, que será publicado em junho de 2018. A edição foi inspirada no projeto do Núcleo Europeu de Pesquisas sobre o Holocausto,  que reúne mais de 24 centros de pesquisa em um consórcio para criar uma infraestrutura de base digital cujo objetivo é colocar em rede informações sobre o holocausto. Entre os temas de interesse para a edição encontram-se: cruzamento de dados e produção de novos insights sobre o holocausto; o papel de historiadores, arquivistas e novas metodologias para produção de conhecimento na era digital; os desafios da produção de conhecimento na era digital.
Dead line: 30 de junho de 2017 (abstracts e currículo).
Mais informações: ww.quest-cdecjournal.it

15º Número dos Cadernos de Língua d Literatura Hebraica: Cadernos de Língua e Literatura Hebraica, n. XV, está com chamada aberta para o dossiê dedicado a Moacyr Scliar, como homenagem aos oitenta anos de seu nascimento. Também serão aceitos artigos nas áreas de Língua Hebraica, Estudos Bíblicos, Literatura Hebraica e Judaica e Cultura Judaica.
Dead line: 30 de julho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

1968: 50 anos depois: O Museu Histórico Judaico da Polônia, o Instituto de História e o de Sociologia da Universidade de Varsóvia estão organizando uma conferência internacional para debater as causas e o ressurgimento das campanhas antissemitas, bem como a última onda de imigração judaica da Polônia. Busca-se investigar paralelos com as ocorrências de 1968.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Israel na cultura audiovisual: O Estado de Israel, às véspera de completar 70 anos, apresenta uma simbiose de aspectos antagônicos: ortodoxia e laicidade, sexo e gênero, vida e morte, passado e futura, desilusão e esperança…
A 22a. edição do periódico Images será dedicada a ensaios e artigos sobre a cultura israelense em uma perspectiva global, o que inclui desafios estéticos e intelectuais que abrangem expressões como a fotografia, cinema, performance, mídia de massa, abordagens interdisciplinares e a desconstrução da arte.
Dead line: 15 de outubro de 2017
Mais informações: Clique aqui.


200 anos de Estudos Judaicos: Conferência internacional que ocorrerá no Instituto Leo Baeck, Jerusalém, de 18 a 20 de fevereiro de 2018. Com apoio de do Instituto de Hamburgo; do Centro de Herança Judaica de Tel Aviv, da Universidade da Antuérpia e da Universidade da Basileia. A conferência abrangerá diferentes aspectos relacionados aos estudos judaicos, incluindo  as especificidades da cosmovisão judaica, as formas de transmissão do conhecimento judaico, conflitos culturais e ideológicos, tendências contemporâneas e outros e está aberta para envio de papers.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui. (cabeçalho em hebraico, mas o texto está em inglês).

The Holocaust: Global Perspectives and National Narratives: Esta é a 15a. Conferencia Internacional, que será realizada em St. Louis, EUA, de 1 a 4 de novembro de 2018, com apoio da Universidade de Washington. A chamada está aberta para papers, posters, propostas de workshops e seminários, especialmente aqueles que adotam metodologias interdisciplinares, aspectos relacionados com a memória e suas representações
Deadline: 1o. de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Bolsas
Pós-doutorado: A vida judaica em um contexto islâmico. O pós-doutorado é oferecido pelo Kataz Center (Universidade da Pensilvânia), para o período de 2018-2019. Os candidatos devem possuir doutorado (finalizado até 2018).
Deadline: Aplicações até 31 de outubro de 2017.
Mais informações: Clique aqui OU  aqui para bolsas de estudo.

Estudos avançados em História e Cultura Judaica. A bolsa cobre um ano de estudos na Universidade de Southampton (Inglaterra), com apoio da ORT Internacional.
Dead line: 30 de junho de 2017
Mais informações: Clique aqui.

Prêmios
Estudos sobre o Holocausto: Prêmio de $1000,00 oferecido pelo periódico DAPIM. Podem ser submetidos artigos abrangendo qualquer área relacionada com estudos sobre o holocausto (racismo, propaganda nazista, guetos, campos de extermínio, colaboracionismo, holocausto e artes, testemunhais etc.).
Dead line: 31 de dezembro de 2017
Mais informações: Clique aqui.

CONFERÊNCIAS E CONGRESSOS
12a. CONFARAD - Acontece no Rio de Janeiro, de 08 a 10 de julho, o 12o. Encontro do Conselho Sefaradi do Brasil.
Mais informações: Clique aqui.

18a. Conferência da Associação Latino-Americana de Estudos Judaicos: A conferência ocorrerá de 3 a 5 de julho, na universidade Ibero-americana, no México.
Mais informações: Clique aqui.

Jews on the Move: Exploring the movement of Jews, objects, texts, and ideas in space and time – A conferência ocorre em Edimburgo, de 10 a 12 de julho. Entre os temas tratados, encontram-se: migração judaica; jornadas judaicas, jornadas de judeus; literatura sobre viagens, mudanças, migrações e seus impactos; memória e objetos judaicos; etc. Entre os destaques, a palestra do Prof. Charlotte Wirth-Nesher (Tel Aviv), que falará sobre as vozes dos emigrantes (movimento, tradução e escrita).
Mais informações: Clique aqui.

ATUALIZADO EM 26 DE DEZEMBRO DE 2016
Estudos em Israel
Se você deseja estudar em Israel, é importante fazer o exame psicométrico.
Agora, em uma iniciativa inovadora da Agência Judaica, você pode fazer este exame em português e no Brasil! Como? Basta se inscrever! O exame será realizado no dia 06 de julho de 2017. As inscrições encerram-se em 31 de janeiro de 2017. O teste avalia principalmente sua capacidade de raciocínio – por isso, fazer em português facilita muito. E os brasileiros estão se saindo bem! No ano passado, nossos candidatos ficaram em 3o. lugar na média mundial. Portanto, crie coragem e se inscreva!
O quê: Teste psicométrico.
Onde: Rio de Janeiro e São Paulo.
Quando: 06 de julho de 2017.
Deadline: 31 de janeiro de 2017


VIAGENS, CONGRESSOS, SIMPOSIOS: Programe-se

Beutel Leadership Seminar – Este inovador encontro ocorre anualmente em no Anita Saltz Education Center, reunindo participantes de todas as partes do mundo, de 16 a 26 de fevereiro d 2017  em Jerusalém. Durante 10 dias, há uma intensa troca de experiências, bem como estudos aprofundados sobre história, cultura, língua, religião do ponto de vista reformista.  Os estudos são complementados com visitas guiadas a pontos históricos, kibutz. Possibilidade de bolsa de estudos parcial.
O que: Seminário Beutel
Quando:  16 a 26 de fevereiro de 2017
Onde: Jerusalém
Deadline: Não especificada.

Connections 2017 – A Conferência internacional da World Union for Progressive Judaism, WUPJ, ocorrerá em Jerusalém, de 17 a 20 de maio de 2017, com uma intensa programação de palestras, workshops e debates. Os participantes de Santa Catarina contam com um subsídio especial.

CALL FOR PAPERS: Periódicos

Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentação Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Quando: A chamada é para a edição de dezembro de 2017.
Deadline: Maio de 2017

Journal of Modern Jewish Studies – O periódico é uma publicação internacional que abrange áreas como história, arte,  sociologia, religião e outros aspectos do judaísmo, desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. Além de premiar os melhores estudos e pesquisas, os editores publicam coletâneas dos principais artigos, como livros.
O quê: Publicação periódica.
Quando: Chamadas contínuas: são três edições anuais.
Deadline: Recebimento continuado.


RESIDÊNCIAS
Seminário em Estudos Judaicos Avançados: Residência - O Programa de Hebraico e Estudos Judaicos de Oxford convida professores, pesquisadores e instituições a submeterem propostas para seminários a serem ministrados no período de outubro a março e janeiro a junho de 2018-2019 (dois semestres). Os encontros serão semanais, para discussão dos temas propostos, que deverão resultar em uma publicação ao final do projeto.
O quê: Residência - Seminário em Estudos Judaicos Avançados
Quando: 2 semestres, 2018 - 2019
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 17 de janeiro de 2017

CALL FOR PAPERS: CONGRESSOS E SIMPOSIOS

Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica – A 35o. Conferência da NAPH, National Association of Professors of Hebrew, está aberta para receber propostas de comunicados, mesas redondas, seminários, workshops e palestras abordando temáticas relacionadas com o ensino de língua, literatura e cultura hebraicas. O comitê oferece número limitado de bolsa aos participantes.
O quê:  35o. NAPH: Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica
Quando: 20 a 29 de junho de 2017
Onde: Universidade de Nova Iorque
Deadline: 15 de dezembro de 2017 (escrever e solicitar ampliação de prazo, se necessário)

Simpósio de Ladino – O ladino, a língua religiosa falada pelos judeus sefaraditas, possui sua própria musicalidade e é foco de estudos muito interessantes, que abrangem a história, linguística, literatura, educação e a cultura, entre outros aspectos. As chamadas para apresentação de trabalhos estão abertas.
Onde: Universidade da Califórnia, Los Angeles
Quando: 1 e 2 de março de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016

Estudos multidisciplinares em Judaísmo – Este workshop tem o objetivo de promover a discussão e troca de experiências entre educadores para implementação de programas de estudos, com caráter interdisciplinar,  sobre judaísmo, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Como negociar espaços e currículos? Como articular temas como sociologia, antropologia, história, arqueologia, museologia, língua hebraica, religião e política (entre outros) para forma um programa de Estudos Judaicos?  O Workshop é voltado para membros do EAJS, mas é possível associar-se ou contatar a entidade para participação extraordinária. Se precisar de ajuda, entre em contato com a AIC.
Onde: Museu de História Judaica, Girona, Espanha
Quando: 28 e 29 de maio de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016


10o. Contact Day  de Estudos Judaicos na Holanda – O encontro busca promover o intercâmbio de pesquisadores que investigam diferentes aspectos relacionados ao judaísmo na Holanda.  As propostas e apresentações podem incluir trabalhos e pesquisas em andamento, estudos comparativos e diferentes períodos históricos.
O quê: Encontro de pesquisa
Quando: 16 de maio de 2017
Onde: Universidade da Antuérpia, Bélgica
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Colóquio Horizontes na Crítica textual – A descoberta e o estudo dos Manuscritos do Mar Morto provocou forte impacto na análise crítica sobre a Bíblia Hebraica . Este colóquio, com uma abordagem interdisciplinar, debaterá as metodologias aplicadas na análise dos textos bíblicos e outros relacionados a eles.
O quê: Colóquio: Horizontes na Crítica textual
Quando: 10 de maio de 2017
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Workshop Práticas de Produção de Memória e Conhecimento – Os regimes socialistas promoveram um contínuo apagamento da memoria das vítimas do shoá (holocausto). Desde 1994, é promovido o Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo. Somente após o ano 2000 que foram erigidos monumentos em memória das vítimas.  em Budapeste (local onde o encontro será realizado este ano). Várias destes marcos arquitetônicos serão visitados pelos participantes do workshop. Papers com diferentes abordagens – sociológica, política,  histórica, filosófica, artística, entre outras, podem ser enviados.
O quê: Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo
Quando: 17 a 22 de outubro de 2017
Onde: Budapeste, Hungria
Deadline: 31 de março

Conferência Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo – Conferência que ocorrerá em Edimburgo, em julho de 2017. O tema abrangerá movimentos migratórios, mas se debruçará não somente sobre os indivíduos, mas também sobre os movimentos que envolvem os deslocamentos de ideias, objetos, textos, roteiros de jornadas, museus, arte. Possibilidade de bolsa para cobrir ajuda de custos para viagens de estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros.
O quê:  Conferência - Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo
Quando: 10 a 12 de julho de 2017
Onde: Edimburgo, Escócia
Deadline: 31 de janeiro de 2017

Conferência internacional: Criando um país: Israel 1947-1967 – Esta conferência, organizada em conjunto pela Universidade Ben Gurion e pela Universidade Masaryk explorará aspectos históricos, políticos e sociológicos, entre outros, associados com a formação do Estado de Israel. A conferência está organizada em três grandes eixos: Sonhos e Visões (o período anterior e o início da formação do Estado); Israel entre Guerras; Israel e o Mundo (a agenda do Estado e seu relacionamento com outros países). A hospedagem será oferecida pela Universidade.
O quê:  Conferência - Criando um país: Israel 1947-1967
Quando: 21 a 23 de fevereiro de 2017
Onde: Universidade Masaryk, República Tcheca
Deadline: 31 de dezembro de 2017

ENCERRADOS

Call for papers, Cursos & Congressos


17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos – Este congresso celebrará os 70 anos desde que o primeiro congresso ocorreu. O congresso abrangerá seis grandes áreas:  A Bíblia e o seu mundo; História do povo judeu; Literatura rabínica, legislação judaica e pensamento judaico; Língua,  literatura e artes; Sociedade judaica contemporânea; Projetos de pesquisa e tecnologia. As propostas poderão abranger sessões completas, comunicações,  mesas redondas e eventos especiais.
O quê:  17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos
Quando: 6 a 10 de agosto de 2017
Onde: Universidade Hebraica de Jerusalém
Deadline: 15 de dezembro de 2017 (escrever e solicitar ampliação de prazo, se necessário)
+ Informações aqui.
 Residência Artística – Polin Museum está com as inscrições abertas para propostas de residências artísticas de três semanas a serem desenvolvidas em janeiro e/ou fevereiro de 2016, em Varsóvia, relacionados com aspectos da herança e da cultura judaicas, incluindo memória e abordagens interdisciplinares. O tema é “Presence, Absence, and Traces”, com foco em memória, lugares de memória, memória pessoal e memória social. 
Deadline: 15 de outubro.

“Kissing the Mezuzah”: Jews Between Public and Private Space – A conferência será realizada em Indiana, de 11 a 12 de fevereiro de 2016. A conferência abordará múltiplos aspectos que abrangem as relações com arquitetura, espaços urbanos, locus de memória, espaços textuais e linguísticos, dialetos, corpo, gênero e sexualidade, espaços acadêmicos, religiosos e étnicos, entre outros. A pergunta chave  é; o que significa “um espaço judaico”? Como são negociadas as fronteiras entre judaísmo e não-judaísmo? Abstracts com até 300 palavras podem ser enviados até o dia 30 de novembro de 2015.

‘The Other Within’ – The Hebrew and Jewish Collections of the John Rylands Library – De 27 a 29 de junho de 2016, em Manchester. A biblioteca John Rylands possui uma das mais valiosas coleções de manuscritos judaicos, incluindo fragmentos das Grutas de Qumran, além de coleções do período medieval. A conferência está aberta a apresentações sobre os escritos da Antiguidade e do medievo, incluindo códices e materiais produzidos pelos samaritanos. Entre as abordagens, incluem-se interpretação, métodos de pesquisa e catalogação, entre outros. Apresentações de papers abertas para interessados no tema.

Interfaces Brasil-Canada: Dossiê Raça, Política e Políticas Públicas – O dossiê está com chamada aberta para artigos e pesquisas que investiguem questões relacionadas com raça, sexo e gênero e as políticas adotadas no Brasil ou no Canada (ou estudos comparados). São aceitos artigos em português, inglês ou francês, até o dia 13 de fevereiro de 2016.

Israeli Society, 1967 – 1977: O novo volume a ser lançado pela Ofer Shiff, Aviva Halamish  discutirá os impactos políticos e sociais do período 1967-1977 marcado pela Guerra dos Seis dias e pela Guerra de Iom kipur; as novas formas de relacionamento entre Israel e a diáspora, a interface entre árabes israelenses e palestinos, as diferentes ondas migratórias, entre outros aspectos.

JÁ Passou....

Congressos, Conferências e Jornadas

No Brasil
XI CONFARAD – Acontece de 10 a 12 de outubro, no Rio de Janeiro. Nestea no, o encontro contará com a presence de palestrates internacionais e mesas redondas para discutir diferentes aspectos relacionados com a cultura sefaradita, incluindo a língua, os B’nei Anussim, o humor judaico, a música sefaradita e o retorno dos judeus à Espanha e Portugal, entre outros temas.

I Roda de Psicologia Junguiana: o processo terapêutica na prática. A jornada ocorrerá em Florianópolis, no 14 de novembro, trazendo palestrantes  Como Suely Engelhard, Sonia Maria Duarte Sampaio, Victor Palomo e Maria Odila Buti de Lima. Serão abordados temas como o vincula profissional de ajuda-paciente, o feminino, questões relacionadas com transferência e o uso terapêutico da música e do desenho. Paralelamente, haverá uma mostra de arte de trabalho com mandalas e sobre a simbólica do feminino.

Pelo mundo...

The Surge of Judaism across Africa, the African Diaspora and Asia in the Twenty-first Century – De 10 a 11 de novembro de 2015, no Museu de Judaico de História e Arte, Paris.

The Role of Women’s Leadership in faith Communities: Marking 80 Years of Women in the Rabbinate -   De 17 a 19 de novembro de 2015, em Postdam, Alemanha. O evento marca os 80 anos da ordenação da Rabina Regina Jona, em 1935. O encontro contará com palestrantes da Europa, EUA e Israel, que debaterão diversos aspectos relacionados com a questão de gênero e o papel da mulher.

Tell me where you studied and I will tell you who you are: Documents from educational institutions as a source for genealogical research – 22 de novembro de 2015, em Jerusalém. A conferência abordará estratégias e metodologias de pesquisa para  construção de árvores genealógicas a partir de documentações privados que fazem parte de acervos familiares e de instituições educacionais, pois a educação sempre foi um dos eixos da vida judaica.

The Redemption of Feeling: 
The Religious Existentialists.
A conferência se realizará nos dias 3 e 4 de dezembro de 2015, no Queens College, New York. Keynote: Catherine Chalier, da Universidade Paris X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!