O que acontece na comunidade judaica de Santa Catarina passa por aqui. Ações, projetos, celebrações, cultura, espiritualidade e muito mais!

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

2o Semestre... Com muitas novidades!

Julho foi movimentado, com a presença do Ilmo. Sr. Cônsul de Israel, Dori Goren, em Santa Catarina. Esperamos em breve anunciar vários resultados positivos! E para continuar com nossas atividades, teremos um lindo Shabat com o chazan Luis Prist, neste dia 11 de agosto. Um shabat em família às vésperas do Dia dos Pais. Um shabat para acolher que chega e relembrar quem se foi. Um shabat especial para você! Venha. Divulgue. Compartilhe.
Data: 11 de agosto de 2017.
Horário: 19:00 - Petiscos & Conversas
19:30 - Início da cerimônia.
Local: AIC

ATIVIDADES CONTINUADAS
Curso de Introdução ao Judaísmo: Neste sábado, das 14:00 às 16:00, para já matriculados. Veremos as origens históricas e religiosas do judaísmo.
Curso de Hebraico: Novas turmas! Aulas às 4as. feiras, das 19:30 às 21:30. Entre em contato pelo email: secretaria@aic-sc.com.br

AGUARDE!
Novo ciclo de palestras, Oficina Gourmet de Culinária, shabat para as crianças...

SAVE THE DATE!
Rosh Hashana, dia 20 de setembro de 2017. Local: ELASE, Florianópolis, SC


segunda-feira, 31 de julho de 2017

Palestra hoje, 31 de julho

Hoje à noite inicia-se 9 de Av, momento de ruptura e força. Nada mais significativo do que rememorar a data com a palestra do Ilmo. Sr. Consul de Israel, Dori Goren, na AIC.
Vamos unir diáspora e Israel, nestes momentos tão difíceis.
Até à noite!
Shavua Tov!

domingo, 30 de julho de 2017

Ruptura e Força



9 de Av, que neste ano de 2017 inicia-se no anoitecer nda 2ª. feira, dia  31 de julho1, é uma data relembrada pelos judeus ao redor do mundo como um dia de tragédias nacionais. Muitos, portanto, jejuam e oram, fazendo deste dia um dia de luto.
O luto é uma forma de lidar com as perdas e com a dor. Lidar com a ruptura, com um momento difícil, com alguém que se foi: é uma mudança de situação, de cenário. É enfrentar o desconhecido.
Pense em uma crise pela qual você passou: algo que desejava muito, e não conseguiu conquistar. Uma perda sofrida. Algo grande ou pequeno, mas que provocou muita dor.
É um sentimento de esfacelamento, de desintegração, de profundo desnorteamento. No entanto, é nesta ruptura que se encontra uma grande força, uma grande energia, que cabe a você, e somente a você, libertar. Como o núcleo do átomo, quando se rompe, esta ruptura pode liberar uma enorme energia – destrutiva ou construtiva. A coesão do núcleo do átomo é sua força: ela contém um potencial imenso. Mas este potencial só se revela quando a ruptura ocorre. Em 9 de AV, percebemos estas energias negativas que se transformam em positivas. Neste 9 de AV reflita que a ruptura do Templo impulsionou o judaísmo para uma religião em constante renovação, descentralizada, que iluminou o mundo, rompendo as fronteiras do Muro das Lamentações com sua mensagem de ética e justiça social. É hora de agir para consertar o mundo – seja o seu mundo interior, seja a comunidade em que você vive. Faça da ruptura um tempo de força positiva.
Junte-se a nós neste 9 de AV para ouvir a palestra do Ilmo. Sr. Consul de Israel, Dori Goren, na AIC, às 20:00, unindo diáspora e Israel. Confira mais informações no convite a seguir ou escreva para secretaria@aic-sc.com.br

1. Em 9 de AV ocorreram fatos marcantes para a formação da identidade judaica: destruição do 1º. e 2o Templos (423 a.E.C e 70 E.C,); expulsão dos judeus da Inglaterra (1290); último dia para saída de Espanha e Portugal (1492); declaração de guerra da Alemanha contra a Rússia, iniciando a 1ª. Guerra Mundial (1914) – o que resultará posteriormente no shoá (holocausto) entre outros fatos históricos.

PALESTRA COM CONSUL GERAL DE ISRAEL 
SERVIÇO
O quê: palestra com o Consul Geral de Israel, Ilmo. Sr. Dori Goren
Tema: Atualidades de Israel
Quando: Dia 31 de julho de 2017, 20:00
Onde: Sede da AIC
OBS: Teremos um coquetel comunitário após a palestra. Trazer um salgado e bebida.
Informações e confirmação: secretaria@aic-sc.com.br
Currículo cônsul: Clique aqui.
 

sábado, 22 de julho de 2017

Visita do Cônsul a Santa Catarina

A Associação Israelita Catarinense estará recebendo o Cônsul Geral do Estado de Israel, Ilmo. Sr. Dori Goren, nos dias 28 de julho a 1o. de agosto. O Cônsul fará visita a Joinville a capital do Estado, Florianópolis, com uma agenda que contempla encontros com autoridades, empresários e pesquisadores, visando estreitar os laços culturais, educacionais e científicos entre nosso estado e Israel.
No noite do dia 31 de julho, às 20:00, o Cônsul irá proferir palestre na sede da AIC, onde debaterá diferentes tópicos envolvendo a atualidades de Israel.
Conheça o currículo do cônsul AQUI.
Você está convidado a participar deste encontro! Imprescindível confirmar presença: secretaria@aic-sc.com.br
E veja, mais abaixo, algumas datas importantes da AIC!
SERVIÇO
O quê: palestra com o Consul Geral de Israel, Ilmo. Sr. Dori Goren
Tema: Atualidades de Israel
Quando: Dia 31 de julho de 2017, 20:00
Onde: Sede da AIC
OBS: Teremos um coquetel comunitário após a palestra. Trazer um salgado e bebida.
Informações e confirmação: secretaria@aic-sc.com.br

SAVE THE DATE!

Dia 12 de julho: Mais uma Aula do curso de introdução ao judaísmo. Nesta aula, iremos abordar a formação história de Israel e do Judaísmo, pré-requisito para a próxima aula, onde estudaremos Os livros do Povo do Livro. Na AIC, das 14 às 16:00.

Dia 20 de setembro: Rosh Hashana! Um novo ano que começa, para recarregar as baterias...

Confira no menu superior, também, eventos, congressos e call for papers!

Shabat Shalom!

terça-feira, 18 de julho de 2017

Curso de Hebraico

Mais duas turmas de hebraico iniciando! Quer aprender esta maravilhosa e cabalística língua?
Então venha para a AIC, com aulas do professor Bendjouya.
Hoje, terça-feira, às 19:00.
Shalom!

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Os ciclos da vida...

Vida e morte, projetos que não se concretizam e são substituídos por outros, gente que vai e vem, um ano que termina, outro que começa. Saber navegar pelo tempo faz parte da essência do judaísmo... Hoje, vamos destacar apenas três pontos para você!
Shabat: Marca o término e o início de um ciclo semanal. Momento de reconectar-se, momento de vida, de alegria. Hoje, dia 14 de julho de 2017,  na AIC, abriremos as portas para receber você novos associados que chegam a Santa Catarina para reiniciar seus projetos de vida. Às 19:00h, acolhimento dos associados, petiscar e confraternizar. Às 19:30, início da cerimônia, com o chazan Luis Prist. Venha!
Morte: Término de um ciclo físico, bússola para um sentido de vida. Nesta 2a. feira, dia 17 de julho, às 9:00, Ethel Scliar Cabral estará na mesa redonda que debaterá os rituais de morte e luto no VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais. O evento ocorrera no Auditório Tito Senna, na Faculdade de Educação da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), Av.
Madre Benvenuta, 2007.
Rosh Hashana: Término de um ciclo anual, em que aprendemos com o que se passou e ajustamos nossa rota para o ano que se abre... Um ciclo marcado pela chalá redonda, sem início ou fim... Save the date! Celebraremos Rosh Hashana dia 20 de setembro, no ELASE!
Shabat Shalom!

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Reagindo ao medo


Conheça um pouco sobre a parasha desta semana e mais: agenda do final de semana, com Cuso de Introdução ao Judaísmo, Trilha com o Shomer e o que vem por ai... Confira tambem call for papers, congressos, bolsas de estudo e muito mais!
Shabat Shalom!

Balak, a parasha desta semana, traz uma mensagem importante. Algumas perguntas são fundamentais: Como você reage quando tem medo? Muita gente, quando se sente agredida, acuada, frente ao inesperado, reage atacando… Foi o que Balak fez: pediu ao profeta Balaam para amaldiçoar os israelitas, pois estava com medo do povo que avançava pelo território… Mas será que esta estratégia funciona?
Parece que não, pois três fatos relatados na Parasha apontam os motivos para isto.
Primeiro, se você reage agressivamente, você fica cego de ódio, e não consegue ver o que está à sua frente. Balaam não consegue ver o anjo que se coloca em seu caminho;
Segundo, porque após o anjo revelar-se, Balaam percebe que a situação que aparentemente era uma (o jumento que não avançava) apresenta-se mais complexa;
E em terceiro, finalmente, Balaam avisa: só há uma maneira de destruir alguém, para além das maldições: é quando esta pessoa perde seu propósito de vida, sua retidão.
Portanto, pergunte-se: Como você reage quando está com medo? Você está vendo só o superficial, ou está atento ao oculto? Você continua firme em seus propósitos e sonhos? Ao responder estas perguntas, encontrará um dos seus caminhos...
E agora…Agende-se para o que vem por aí!
Shabat Shalom!

AGENDA
8 de julho, sábado, 14:00: Aula do curso de Introdução ao Judaísmo. Na AIC. Analisaremos o ciclo de vida judaico.

9 de julho, domingo, 13:00h: Trilha para Naufragados, coordenada pelo Shomer. Saída do Ponto Final da Linha Caieira da Barra do Sul. Aberta para todos os que gostam da Natureza. Tragam frutas, porque faremos um piquenique comunitário. Retorno às 17:30. Atenção! Se chover, a caminhada está cancelada.

10 de julho e 11 de julho, 19:00h: Início das novas turmas do curso de Hebraico, com o moré Mauricio Bendjouya.

14 de julho, sexta-feira, shabat com chazan Luís Prist: Abriremos as portas às 19:00 horas para confraternização, petiscar, bater papo, conhecer novos associados… A cerimônia começará  às 19:30. Traga também sua especialidade culinária e bebida para o jantar comunitário!

17 de julho, segunda-feira, 9:00h: “Religiões e religiosidades: práticas, visões e crenças diante da morte e do morrer” .  A AIC participará da mesa de abertura do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, a se realizar no  auditório Tito Senna, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
Mais informações aqui: http://estudoscemiteriais.com.br/

CALL FOR PAPERS, CONGRESSOS, FESTIVAIS…

21o. Festival de Cinema Judaico em S. Paulo: de 30 de julho a 8 de agosto, em São Paulo. O festival será aberto com coquetel e exibição do filme Bye Bye Germany, de Sam Garbarsky, inspirado em história real – a dos judeus que, após o fim da 2a. Guerra, permaneceram na Alemanha. O filme tem um estranho senso de humor que envolve a plateia.

Ingressos à venda pelo telefone: (11) 3818-8888.

The Journal of Lesbian Studies : Special Issue on Jewish Lesbians:  Chamadas abertas para artigos que abordem aspectos históricos, culturais, politicos, artísticos, teológicos e outros  que abranjam o universo do lesbianismo e do judaísmo.
Dead line: 1o. de setembro de 2017
Mais informações AQUI.
Ou pelo e-mail: marlab@unh.edu

Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG – Chamada aberta para Dossiê especial: O arquivo judaico da Segunda Guerra Mundial. O dossiê conterá artigos que reflitam, de forma multidisciplinar, sobre os judeus e a Segunda Guerra Mundial, contemplando, especialmente, estudos sobre o Brasil no período anterior, em meio e no pós-guerra. A impactante obra de Boris Schnaiderman e Stefan Zweig, as importantes publicações de Jacó Guinsburg, além da força do trabalho de escritores como Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado e Vinícius de Moraes revelam o multifacetado leque de autores brasileiros que não estiveram alheios ao conflito. A edição estará aberta a outras contribuições pertinentes ao tema e receberá resenhas, contos, poemas, crônicas e trabalhos artísticos como fotografias, pinturas e charges.
Dead Line: 30 de setembro de 2017
Mais informações AQUI

Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Abertas inscrições para apresentações na Conferência Internacional Centro Dahan sobre Os Judeus do Extremo Oriente e os Orientais: Sionismo religioso e judeus em países islâmicos - Educação, identidade, política e colonização. A conferência ocorrerá na Universidade Bar-Ilan, em 25 de dezembro de 2017.
Dead line: 14 de setembro de 2017.
Mais informações: Dahan.Center@biu.ac.il

Revista Malala: Dossiê Fundamentalismos: O volume 5, número 9, da Revista Malala tem como tema Fundamentalismos, abordando a reação religiosa que pretende retornar à mensagem “original” de uma religião. Serão abordados diferentes fundamentalismos, especialmente aqueles relacionados com o Oriente Médio, incluindo o mundo muçulmano, o judaico, o indiano e também cristãos no Ocidente. As contribuições devem ser enviadas em forma de artigos, ensaios, relatos de campo, resenhas e textos opinativos. As propostas de publicação podem ser em português, inglês ou espanhol.

Dead line: 31 de outubro de 2017

Mais informações AQUI. 

AÇÃO
2º SEMINÁRIO TIKUN OLAM PARA JOVENS: A WUPJ-LA realiza mais um Seminário Tikun Olam entre os dias 27 e 30 de julho, em Regência, no Espírito Santo, Brasil, onde fica a foz do Rio Doce, contaminado após o vazamento de lama de uma barragem em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. Jovens da comunidade judaica de 20 a 30 anos serão responsáveis pela construção de uma nova quadra de futebol e uma biblioteca em um trabalho conjunto com o Instituto Unidos pela Vida, de Regência.
Mais informações: Clique AQUI.  

Mais bolsas de estudos? Congressos? Call for papers? CLIQUE AQUI.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Shabat Net work transferido...

Aviso aos navegantes: por motivos de força maior, estamos CANCELANDO o Shabat de hoje, 30 de junho. Mas anote aí:
DIA 1o. de julho: para quem não compareceu, aula inaugural da nova turm do curo de introdução ao judaísmo, às 14:00, na AIC. Informações pelo e-mail: secretaria@aic-sc.com.br OU fone (48) 32327377.
ULTIMA SEMANA! - Inscrições para o curso de hebraico. Não fez ainda sua matrícula? Faça já! Escreva para secretaria@aic-sc.com.br
AGENDE-SE: Dia 14 de julho, Shabat com Luis Prist... 28 de julho... Shabat Network, agora sim! Para você começar o segundo semestre com muitas oportunidades...
AGUARDE! O site da AIC está quase quase prontinho para entrar no ar...
Shabat Shalom!

sábado, 17 de junho de 2017

“Nós podemos fazê-lo!” ( Shelach, 13:30)


A parasha deste shabat aprofunda um tema que foi abordado na parasha anterior: e se as coisas não saem exatamente como o planejado? E se nos sentimos impotentes para enfrentar uma realidade que se transforma, um futuro que não conseguimos saber exatamente como será?
Imagine a seguinte cena: você está realizando um projeto, ou buscando um emprego, ou fazendo algo em que se empenha ao máximo, ou iniciando uma nova relação. Quer que tudo corra bem e, para isso, busca certificar-se de todas as circunstâncias. Busca ajuda, consulta o Google...
E então... Obtêm uma série de informações contraditórias: alguns dizem que tudo vai dar certo, outros recomendam que você desista.
Reconhece uma situação assim? E agora? O que fazer? É sobre isto que a parasha desta semana nos fala:
Moisés manda 12 líderes, homens sábios, para verificarem o território prometido que está a sua frente. Não são pessoas quaisquer: são pessoas com conhecimento, experiência, líderes.
Espera-se que eles consigam ver de maneira isenta e ponderada o que vem pela frente, e que possam orientar Moisés sobre as melhores estratégias para conquistar a terra prometida.  Dois voltam com a mensagem: “Nós podemos fazê-lo!”. E dez dizem: “Nós não podemos avançar...” (Shelach, 13:31).
O que leva às duas informações contraditórias? A realidade, com certeza, é a mesma. A resposta, portanto, não encontra-se no EXTERIOR, mas no INTERIOR.
Ao dizer: “Nós podemos fazê-lo”, Caleb e Josué reafirmam a autoconfiança, a certeza de que, mesmo frente a uma situação desconhecida e mutável,  é possível seguir em frente. Os outros dez líderes, no entanto,  vacilam, têm medo. O que temem? O que os amedronta? Temem a mudança. O desconhecido. Vacilam quando precisam assumir a responsabilidade pelos seus atos e a consequência de escolhas: sabem que irão enfrentar uma situação bem diferente daquela que o povo encontrava no Egito onde, por pior que fosse o cenário, habitavam um mundo conhecido, sem ter que tomar decisões. Sabiam disto – e deslocam, para o mundo externo, um medo que é apenas interno: “Eles são muito fortes para nós!” (Shelach, 13:31).  A força só pode ser medida em relação à fraqueza.
E você? Que situação você precisava enfrentar? Que sonho precisa conquistar? Qual o medo que o impede de ir em frente?
Qual das oportunidades que se abrem para você e você recua? Confira a seguir! Lembre-se: a batalha perdida é aquela que não se enfrenta. Siga em frente!

PALESTRAS
Ser ou não ser judeu: a identidade judaica no Século XXI. A palestra será proferida em Balneário Camboriu, no dia 20 de junho, 3a. feira, às 20:00. Na palestra, serão debatidas diferentes abordagens que conceituam o judaísmo, tanto do ponto-de-vista histórico quanto religioso e civil. A palestra será proferida por Ethel Scliar Cabral.  Confira o currículo da palestrante aqui.
O quê: Palestra sobre identidade judaica.
Quando: Dia 20 de junho, 20:00
Onde: Salão de Festas do Ed. Florença, R. 1500, n. 381, Bal. Camboriu.

A maior minoria muçulmana no mundo: Árabes em Israel. Dilemas, conflitos e relações com o Estado judaico. A palestra será proferida pelo israelense Asi Garbarz, 30, formado em Estudos do Oriente Médio e a História do povo judeu pela Universidade de Haifa. Asi pesquisa o cenário dos árabes em Israel vem proferindo palestras em diversas universidades e escolas em diferentes países em inglês, espanhol e português. Asi vem a Santa Catarina com o apoio do Hashomer Hatzair Brasil (no qual é sheliah) e da Agência Judaica. Dia 22 de junho, às 20:00, na AIC.
O quê: Palestra sobre os muçulmanos em Israel.
Quando: Dia 22 de junho, 20:00
Onde: AIC

OPORTUNIDADES
Network: Deseja alavancar seus projetos? Busca um novo emprego? Quer dinamizar os negócios de sua empresa? Então participe do Shabat Network, uma oportunidade para ampliar seus contatos e ouvir recomendações de estrategistas, mercadólogos e coachings. Também terá a oportunidade de ter um plano de negócios e material de propaganda desenvolvido por profissionais do mercado.
O quê: Shabat NetWork.
Quando: Dia 23 de junho, 19:30
Onde: AIC. Inscrições para apresentação: secretaria@aic-sc.com.br

Concurso de Fotografia: Lente Judaica. Este concurso é promovido pelo Departamento de Atividades para Diáspora, da  Organização Sionista Mundial, organizado pelo Beit Hatfusot. O tema é: Qual minha ligação com o judaísmo?
Podem participar jovens entre 15 e 18 anos, que participem de organizações de educação não formal. Junto com a foto, o jovem deve enviar um pequeno texto explicativo. As fotos vencedoras serão exibidas no museu do Bei Hatfusot, em Tel-Aviv e as instituições também serão premiadas.
Mais informações: rodrigow@wzo.org.il
E também aqui: secretaria@aic-sc.com.br

SHOW
Vinho Barato e Cinema Noir: Espetáculo imperdível, com Elian Woidello sua banda. Um trabalho inovador, em que Elian mescla diferentes referências de maneira poética e inovadora, unindo a estética do cinema noir, artes plásticas e música. O resultado? Este show em que rock, MPB e música tradicional se renovam.
O quê: Espetáculo musical: Vinho Barato e Cinema Noir.
Quando: Dia 05 de julho, 19:30
Onde: Teatro Álvaro de Carvalho (R. Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis.

MEMÓRIA
Bror Chail, o kibutz que no início da fundação do Estado de Israel agregou os brasileiros que realizaram alya, esta comseu acervo de documentos  digitalizados abertos ao público.  Inicialmente, são mais de 6 mil documentos referentes ao movimento juvenil Dror, uma parceria que você pode conferir  no link: http://dror.wp.sapir.ac.il

NOVAS CHAMADAS
Colóquio Internacional: Manuscritos Judaicos Medievais na Península Ibérica. O encontro, organizado pela Universidade de Lisboa; Universidade de Évora e pela Câmara Municipal de Almada é aberto a todos os interessados e investigar a variada documentação escrita produzida ou co-produzida pelos judeus em Espanha e Portugal durante a Idade Média.
O quê: Manuscritos Judaicos Medievais na Península Ibérica
Onde: Universidade de Lisboa
Quando: 12 de setembro de 2017

ARQUIVO MAARAVI: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG. Acaba de sair a última edição do periódico, que apresenta um dossiê sobe as formas de textualidade judaicas contemporâneas. Além de estudos, pesquisas e artigos, a Revista traz também contos, poesias, humor e resenhas. As chamdas já estão abertas para as próximas edições.
Aqui, você verifica as chamadas para as próximas edições.

Confira outras chamadas, bolsas de estudos e oportunidades aqui.

AÇÃO
2º SEMINÁRIO TIKUN OLAM PARA JOVENS: A WUPJ-LA realiza mais um Seminário Tikun Olam entre os dias 27 e 30 de julho, em Regência, no Espírito Santo, Brasil, onde fica a foz do Rio Doce, contaminado após o vazamento de lama de uma barragem em Mariana, Minas Gerais, em novembro de 2015. Jovens da comunidade judaica de 20 a 30 anos serão responsáveis pela construção de uma nova quadra de futebol e uma biblioteca em um trabalho conjunto com o Instituto Unidos pela Vida, de Regência.
Mais informações: Clique aqui.

Save the date! Devido a grande procura, teremos mais uma aula inaugural do Curso de introdução ao Judaísmo, no dia 1o. de julho. Também estamos fechando as turmas do curso de hebraico, com aulas às 2a. e 4a., ou 3a. e 5as.