Os ciclos da vida



Hoje, terminamos a leitura do segundo livro da Torá. O término de um livro é imediatamente seguido pelo início de outro e, assim, fica impossível definir em que ponto estamos... Tempo e espaço misturam-se no ciclo da vida, nesta rede (virtual e real) que faz parte do seu ser.
Momento importante. Momento em que celebramos a vida, começamos a nos preparar para Pessach... Mas é a hora, também, de ter consciência da finitude e da morte, que nos coloca em contato e como elo da História e da humanidade.
Hora de colocar em perspectiva ações, sentimentos, amores e temores.
Neste Shabat, rezaremos kadish em homenagem a entes queridos que se foram: a memória é a luz do aprendizado e da continuidade.
Faremos fluir esta energia pelos que se foram e pelos que aqui estão, porque, no judaísmo, ficar ao lado, desenvolver a capacidade da solidariedade, da empatia – mesmo para aquele que não conhecemos – é fundamental.  Ficar ao lado de quem não conhecemos? Sim: apoiar aquele que é meu igual é fácil. Difícil é abraçar quem ainda não sei quem é.
Por isso, é tão importante esta mitzvah, de ficar ao lado dos enlutados (mesmo sem saber quem é), pois a solidariedade não tem fronteiras.
Shabat Shalom
SERVIÇO
O que: Shabat em memória de entes queridos
Quando: 09 de março de 2018, 19:30
Onde: Na Associação Israelita Catarinense, Florianópolis, SC

Comentários

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!