Conexão Rosh Hashaná - Sucot


Conexão Rosh Hashana – Sucot

Rosh Hashaná acabou de acontecer e Iom Kipur está ali, na esquina… Agora, estamos em pleno Sucot! Muita gente em Rosh Hashaná, muita gente em Iom Kipur… Sucot… Bem, Sucot é um pouco diferente. Mas você já parou para pensar no porquê? Seria uma festa menor? Embarque nesta conexão e perceba porque menos gente vem em Sucot…
Rosh Hashaná é o momento em que você para e pensa: sim, é um ato de reflexão, é a cabeça  analisando o que ocorreu no ano que se passou e onde você pretende chegar no ano que se inicia. Você analisa sua vida e busca modificar-se: é um ato intelectual e cerebral. Bem, não é por acaso que se chama “Cabeça do Ano”! E muita gente se identifica com este processo, vivemos a Era da Razão!
Mas só pensar não basta.
Em Iom Kipur, você abre as portas da espiritualidade absoluta. É o momento de sentir, do coração e da emoção. É o tempo de conectar-se com o Divino: um tempo de magia, tempo de perdoar, doar, orar. Não é por acaso que Iom Kipur relaciona-se com “sorte”: algo que você não controla... E muita gente se identifica com o Mistério.
Mas só emocionar-se não basta.
Então chega Sucot: tempo de agir, tempo de construir, literalmente. Hora de colocar em prática o judaísmo. Bom, isto já é um pouco mais complicado... Sempre estamos cheios de boas intenções e promessas... Pensar é algo que fazemos em qualquer lugar, conosco mesmo. Emocionar-se é algo que sentimos a qualquer tempo: só precisamos de nossos olhos para chorar ou nossa boca para sorrir. Para agir, no entanto, o empenho é maior: é necessário superar obstáculos, deixar de lado justificativas. Venha praticar o judaísmo, construindo a Sucá neste sábado, dia 7 de outubro, na AIC, às 13 horas.  Sob o teto desta frágil cabana, refletiremos sobre outras dimensões de Sucot e sua relação com Eclesiastes. Você terá a oportunidade de realizar a benção das espécies e conhecerá o significado de cada uma delas.
Venha por a mão na massa, quer dizer, na cabana! E traga uma gostosura para comermos dentro da cabana.
Neste sábado, às 13:00, na AIC.
PS: Confira na montagem alguns momentos de Sucot na AIC, em anos anteriores!
SERVIÇO
O quê: Sucot
Como: Construir sucá e comer na cabana. Benção das espécies.
Quando: Dia 7 de outubro de 2017, 13:00.
Onde: Na AIC









Comentários