Hora do Balanço, Call for papers, viagens...


O ano está terminando, mas ainda teremos quatro importantes atividades:
a)     Último encontro de 2017 do Curso de introdução ao Judaísmo, neste dia 10 de dezembro, no período da tarde, as 13:30, na AIC. Você terá a oportunidade de refletir sobre os processos que envolvem a luz e a escuridão, o fazer e o desfazer, os segredos da sobrevivência em tempos difíceis. Venha!
b)     Shabat com Joint e Conib: no dia 16 de dezembro, estaremos recebendo  representantes da Joint e da Conib em nosso último Shabat Comunitário. Sua presença é fundamental para que possamos concretizar os projetos apresentados para estas duas instituições e que deverão se desenvolver em 2017. O shabat contará com a presença do nosso querido chazan, Luis Prist, que vem especialmente de São Paulo e muitas atividades para as crianças, coordenadas pelo Shomer. ATENÇÃO! Por ser o último shabat comunitário do ano, celebraremos em um salão alugado, maior. Anote o endereço: Praça Vereador Miguel Ângelo Sedrez, 68, Salão de Festas Assoc. Pq. São Jorge. Traga sua especialidade culinária, e ajude a divulgar, compartilhe.

c)      Chanuká: Celebraremos na praia, entre os dias 26 e 29, data e local a confirmar. Fique atento! Divulgaremos em breve.
d)     Machané do Shomer, com muita energia, educação e alegria. Confira abaixo mais detalhes!
E para encerrar este post, confira as muitas oportunidades que você tem para publicar seus artigos, participar de congressos, seminários, viagens e muito mais.
Curta a nossa agenda! Compartilhe. Divulgue. Participe!
Boa semana, Shavuá Tov!

Estudos em Israel
Se você deseja estudar em Israel, é importante fazer o exame psicométrico.
Agora, em uma iniciativa inovadora da Agência Judaica, você pode fazer este exame em português e no Brasil! Como? Basta se inscrever! O exame será realizado no dia 06 de julho de 2017. As inscrições encerram-se em 31 de janeiro de 2017. O teste avalia principalmente sua capacidade de raciocínio – por isso, fazer em português facilita muito. E os brasileiros estão se saindo bem! No ano passado, nossos candidatos ficaram em 3o. lugar na média mundial. Portanto, crie coragem e se inscreva!
O quê: Teste psicométrico.
Onde: Rio de Janeiro e São Paulo.
Quando: 06 de julho de 2017.
Deadline: 31 de janeiro de 2017


VIAGENS, CONGRESSOS, SIMPOSIOS: Programe-se

Machané do Shomer! – Neste ano, a tradicional e movimentada machané do Shomer  será entre os dias 17 e 23 de dezembro. Na bagagem rumo ao Acampamento Euphrates, em Rio Bonito, RJ , muita energia, animação e diversão. Ainda não preparou sua mochila? Tem alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo com  o Shomer!

Beutel Leadership Seminar – Este inovador encontro ocorre anualmente em no Anita Saltz Education Center, reunindo participantes de todas as partes do mundo, de 16 a 26 de fevereiro d 2017  em Jerusalém. Durante 10 dias, há uma intensa troca de experiências, bem como estudos aprofundados sobre história, cultura, língua, religião do ponto de vista reformista.  Os estudos são complementados com visitas guiadas a pontos históricos, kibutz. Possibilidade de bolsa de estudos parcial.
O que: Seminário Beutel
Quando:  16 a 26 de fevereiro de 2017
Onde: Jerusalém
Deadline: Não especificada.

Connections 2017 – A Conferência internacional da World Union for Progressive Judaism, WUPJ, ocorrerá em Jerusalém, de 17 a 20 de maio de 2017, com uma intensa programação de palestras, workshops e debates. Os participantes de Santa Catarina contam com um subsídio especial.

CALL FOR PAPERS: Periódicos
Periódico sobre Estudos Antissemitas – O periódico está com chamada aberta para artigos que abordem o antissemitismo tanto nos seus aspectos teóricos quanto naqueles relacionados a estudos de campo, relatos e análises históricas e abordagens similares. Além de artigos, o periódico possui uma seção de crítica de livros. Também aceita livros para análise crítica por parte de seu comitê editorial.
O quê:  Estudos antissemitas, periódico
Quando: 6 a 10 de agosto de 2017
Onde: Canadian Institute for the Study of Antisemitism
Deadline: 15 de dezembro de 2017

Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentação Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Quando: A chamada é para a edição de dezembro de 2017.
Deadline: Maio de 2017

Journal of Modern Jewish Studies – O periódico é uma publicação internacional que abrange áreas como história, arte,  sociologia, religião e outros aspectos do judaísmo, desde a Antiguidade até o mundo contemporâneo. Além de premiar os melhores estudos e pesquisas, os editores publicam coletâneas dos principais artigos, como livros.
O quê: Publicação periódica.
Quando: Chamadas contínuas: são três edições anuais.
Deadline: Recebimento continuado.


RESIDÊNCIAS
Seminário em Estudos Judaicos Avançados: Residência - O Programa de Hebraico e Estudos Judaicos de Oxford convida professores, pesquisadores e instituições a submeterem propostas para seminários a serem ministrados no período de outubro a março e janeiro a junho de 2018-2019 (dois semestres). Os encontros serão semanais, para discussão dos temas propostos, que deverão resultar em uma publicação ao final do projeto.
O quê: Residência - Seminário em Estudos Judaicos Avançados
Quando: 2 semestres, 2018 - 2019
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 17 de janeiro de 2017

CALL FOR PAPERS: CONGRESSOS E SIMPOSIOS

17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos – Este congresso celebrará os 70 anos desde que o primeiro congresso ocorreu. O congresso abrangerá seis grandes áreas:  A Bíblia e o seu mundo; História do povo judeu; Literatura rabínica, legislação judaica e pensamento judaico; Língua,  literatura e artes; Sociedade judaica contemporânea; Projetos de pesquisa e tecnologia. As propostas poderão abranger sessões completas, comunicações,  mesas redondas e eventos especiais.
O quê:  17o. Congresso Mundial de Estudos Judaicos
Quando: 6 a 10 de agosto de 2017
Onde: Universidade Hebraica de Jerusalém
Deadline: 15 de dezembro de 2017

Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica – A 35o. Conferência da NAPH, National Association of Professors of Hebrew, está aberta para receber propostas de comunicados, mesas redondas, seminários, workshops e palestras abordando temáticas relacionadas com o ensino de língua, literatura e cultura hebraicas. O comitê oferece número limitado de bolsa aos participantes.
O quê:  35o. NAPH: Conferência sobre Língua, Literatura e Cultura Hebraica
Quando: 20 a 29 de junho de 2017
Onde: Universidade de Nova Iorque
Deadline: 15 de dezembro de 2017

Simpósio de Ladino – O ladino, a língua religiosa falada pelos judeus sefaraditas, possui sua própria musicalidade e é foco de estudos muito interessantes, que abrangem a história, linguística, literatura, educação e a cultura, entre outros aspectos. As chamadas para apresentação de trabalhos estão abertas.
Onde: Universidade da Califórnia, Los Angeles
Quando: 1 e 2 de março de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016

Estudos multidisciplinares em Judaísmo – Este workshop tem o objetivo de promover a discussão e troca de experiências entre educadores para implementação de programas de estudos, com caráter interdisciplinar,  sobre judaísmo, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Como negociar espaços e currículos? Como articular temas como sociologia, antropologia, história, arqueologia, museologia, língua hebraica, religião e política (entre outros) para forma um programa de Estudos Judaicos?  O Workshop é voltado para membros do EAJS, mas é possível associar-se ou contatar a entidade para participação extraordinária. Se precisar de ajuda, entre em contato com a AIC.
Onde: Museu de História Judaica, Girona, Espanha
Quando: 28 e 29 de maio de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016


10o. Contact Day  de Estudos Judaicos na Holanda – O encontro busca promover o intercâmbio de pesquisadores que investigam diferentes aspectos relacionados ao judaísmo na Holanda.  As propostas e apresentações podem incluir trabalhos e pesquisas em andamento, estudos comparativos e diferentes períodos históricos.
O quê: Encontro de pesquisa
Quando: 16 de maio de 2017
Onde: Universidade da Antuérpia, Bélgica
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Colóquio Horizontes na Crítica textual – A descoberta e o estudo dos Manuscritos do Mar Morto provocou forte impacto na análise crítica sobre a Bíblia Hebraica . Este colóquio, com uma abordagem interdisciplinar, debaterá as metodologias aplicadas na análise dos textos bíblicos e outros relacionados a eles.
O quê: Colóquio: Horizontes na Crítica textual
Quando: 10 de maio de 2017
Onde: Oxford, Inglaterra
Deadline: 15 de janeiro de 2017

Workshop Práticas de Produção de Memória e Conhecimento – Os regimes socialistas promoveram um contínuo apagamento da memoria das vítimas do shoá (holocausto). Desde 1994, é promovido o Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo. Somente após o ano 2000 que foram erigidos monumentos em memória das vítimas.  em Budapeste (local onde o encontro será realizado este ano). Várias destes marcos arquitetônicos serão visitados pelos participantes do workshop. Papers com diferentes abordagens – sociológica, política,  histórica, filosófica, artística, entre outras, podem ser enviados.
O quê: Workshop sobre a História e Memória dos Campos e Locais de Extermínio do Nacional Socialismo
Quando: 17 a 22 de outubro de 2017
Onde: Budapeste, Hungria
Deadline: 31 de março

Conferência Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo – Conferência que ocorrerá em Edimburgo, em julho de 2017. O tema abrangerá movimentos migratórios, mas se debruçará não somente sobre os indivíduos, mas também sobre os movimentos que envolvem os deslocamentos de ideias, objetos, textos, roteiros de jornadas, museus, arte. Possibilidade de bolsa para cobrir ajuda de custos para viagens de estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros.
O quê:  Conferência - Judeus em movimento: explorando o movimento de judeus, objetos, textos e ideias no espaço e no tempo
Quando: 10 a 12 de julho de 2017
Onde: Edimburgo, Escócia
Deadline: 31 de janeiro de 2017

Conferência internacional: Criando um país: Israel 1947-1967 – Esta conferência, organizada em conjunto pela Universidade Ben Gurion e pela Universidade Masaryk explorará aspectos históricos, políticos e sociológicos, entre outros, associados com a formação do Estado de Israel. A conferência está organizada em três grandes eixos: Sonhos e Visões (o período anterior e o início da formação do Estado); Israel entre Guerras; Israel e o Mundo (a agenda do Estado e seu relacionamento com outros países). A hospedagem será oferecida pela Universidade.
O quê:  Conferência - Criando um país: Israel 1947-1967
Quando: 21 a 23 de fevereiro de 2017
Onde: Universidade Masaryk, República Tcheca
Deadline: 31 de dezembro de 2017

Comentários