Call for papers e Agenda!


Shabat Shalom! Temos muitas novidades… Antes de mais nada, obrigada a você, que tem apoiado a AIC e colaborado para as múltiplas atividades que estamos realizando. Compartilhe, divulgue, siga-nos, apoie a página da AIC!
Rosh Hashana 5777 - Estamos feliz em poder compartilhar o link em que você poderá emocionar-se com alguns momentos preciosos da linda celebração de Rosh Hashana. Confira aqui.


Encontro Inter-religioso -  mais uma vez fomos convidados para participar do Dia Internacional pela Tolerância Religiosa que, neste ano, abordou o tema da hospitalidade, com foco na acolhida aos refugiados. A palestra promoveu uma reflexão sobre a hospitalidade no judaísmo como uma importante mitzvah. 
Shabaton - Rachel Reichhardt, a primeira escriba certificada (soferet stam) a escrever a Torá esteve conosco realizando múltiplas atividades: shabat, palestras, Sucot.  Rachel deu uma concorridíssima palestra sobre o Alfabeto Judaico e a Cabala. Sucesso absoluto. Estamos organizando um curso de Cabala para o próximo ano. Aguarde!
Reflexão da parasha: Outra atividade que rendeu saborosas discussões foi a reflexão sobre a Parasha Bereshit, em que nos detivemos a esmiuçar o significado de “erev” e os entrelaçamentos que permeiam todo Gênesis, com reflexos na parceria do ser humano com o Divino e com o Shabat…Aproveite e anote: neste dia 26, às 13:30, o Grupo se reune para refletir sobre a Parasha Chayei Sarah. Venha!
Estudos: As aulas de hebraico continuam a pleno vapor, bem como as três turmas do Curso de Introdução ao Judaísmo. As pré-matriculas para o próximo ano já estão abertas. Confira a ementa do curso de Introdução ao Judaísmo aqui e a metodologia do Curso de Hebraico aqui.
Convenção da CONIB – A AIC representou Santa Catarina na Convenção Nacional da CONIB, realizada em São Paulo, com a presença do Ministro de Educação (José Mendonça), Ministro de Relações Exteriores (José Serra), Governador do Estado de São Paulo (Geraldo Alckmin), vereador Eduardo Suplicy, Presidente da Agência Judaica (Natan Sharansky), autoridadeso Presidente do Congresso Judico Latino-Americano (Jack Terpins), entre outras autoridades. Na foto, a presidente da AIC, Rosita Schmid.
Gente chegando: Boas vindas ao Sasha, recebido com muito amor pelo papai Matthieu Moraly e pela Mamãe Sylvia Moreira. O brit-mila foi realizado com muita emoção pelo mohel Décio Blucher e contou com a visita inesperada de golfinhos que vieram dar seu Mazal Tov ao nenê.

Global Day- A AIC participou do Global Day, dia em que judeus do mundo inteiro se reunem online para debater, trocar experiências e ouvir nossos mestres. O Rabino Uri Lam e o Rabino Guershon Kwasniewsky representaram o Brasil, com a palestra sobre “O Processo de Cura, o Judaísmo e a Medicina”! Não deu para assistir? Tudo bem: os vídeos estão disponíveis aqui. Basta clicar na palestra que você deseja assistir. Originais em português, inglês, russo, espanhol e hebraico.
Shomer: O acantonamento do Shomer foi um sucesso. Diversão, alegria e aprendizado, com muita responsabilidade. O novo sheliah do Shomer veio visitar Santa Catarina e estamos planejando muitas novidades para 2017. E você? Vai ficar de fora do Machané nacional? Entre logo em contato para obter todas as informações!




O que vem por aí

Dia 26 de novembro – Chaye Sarah – Estudo sobre a Parasha, na AIC, das 13:30 às 15:00. Venha descobrir segredos encobertos são desvendados por pistas que muitas vezes não queremos ver. Perceba quando é importante parar... E quando é melhor insistir e prosseguir.
Dia 09 de dezembro – Tikum Olam!
Ação comunitária pela cidade de Regência, Espírito Santo, que sofreu a devastação do crime ecológico com o rompimento da barreira da Samarco. Após um ano, ainda existe um longo caminho a percorrer. Junte-se aos ativistas e venha ajudar a reerguer a cidade. A ação está sendo coordenada pela WUPJ, movimentos juvenis, Agência Judaica e Hillel Rio de Janeiro. Além da sua presença, também é possível colaborar com doação de brinquedos para a brinquedoteca que será montada e livros para a biblioteca.Maiores informações aqui.
Dia 10 de dezembro – Introdução ao Judaísmo: São duas turmas: Aula das 13:30 às 15:30 e  das 16:00 às 18:00.
Dia 16 de dezembro Shabat com Conib e Joint
Desde o inicio do ano estamos trabalhando em um Projeto denominado SET – Sociabilização, Educação e Tradição, para servir como modelo para pequenas comunidades. Para avaliar o potencial de nossa comunidade, neste shabat musical, com o Chazan Luis Prist, receberemos uma comissão da Conib e do Joint.  Sua presença é fundamental neste nosso último shabat do ano!

CALL FOR PAPERS E VIAGENS
Connections 2017 – A Conferência internacional da World Union for Progressive Judaism, WUPJ, ocorrerá em Jerusalém, de 17 a 20 de maio de 2017, com uma intensa programação de palestras, workshops e debates. Os participantes de Santa Catarina contam com um subsídio especial. Confira todos os detalhes aqui.
Simpósio de Ladino – O ladino, a língua religiosa falada pelos judeus sefaraditas, possui sua própria musicalidade e é foco de estudos muito interessantes, que abrangem a história, linguística, literatura, educação e a cultura, entre outros aspectos. As chamadas para apresentação de trabalhos estão abertas.
Onde: Universidade da California, Los Angeles
Quando: 1 e 2 de março de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016

Estudos multidisciplinares em Judaísmo – Este workshop tem o objetivo de promover a discussão e troca de experiências entre educadores para implementação de programas de estudos, com caráter interdisciplinar,  sobre judaísmo, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação. Como negociar espaços e currículos? Como articular temas como sociologia, antropologia, história, arqueologia, museologia, língua hebraica, religião e política (entre outros) para forma um programa de Estudos Judaicos?  O Worshop é voltado para membros do EAJS, mas é possível associar-se ou contatar a entidade para participação extraordinária. Se precisar de ajuda, entre em contato com a AIC.
Onde: Museu de História Judaica, Girona, Espanha
Quando: 28 e 29 de maio de 2017
Deadline: 31 de dezembro de 2016
Quest. Issues in Contemporary Jewish History – O periódico, editado pela Fundação Centro de Documentanção Hebraica de Milão, está aberto para submissões de artigos que enfoquem qualquer aspecto do judaísmo a partir do século XVIII. São duas edições por ano: uma temática e outra aberta. Os artigos devem conter entre 30 e 60 mil caracteres.
O quê: Publicação periódica.
Quando: A chamada é para a edição de dezembro de 2017.
Dead line: Maio de 2017

Comentários