Porque hoje é sábado...

Porque hoje é sábado, você pode redescobrir o que faz, de você, você mesmo.
O sábado é um não-lugar e um não-tempo: momento de focalizar na essência.
Existem muitas formas de marcar o tempo: o dia do aniversário e os dias de desaniversários; momentos especiais de celebração e momentos de lágrimas.  O tempo das estações, marcado pelo Sol e pela Lua, em sua concretude.
No entanto, a semana, a divisão em dias e o sábado separam de forma totalmente abstrata nossa passagem pela vida. Não é sábado porque a Terra girou ao redor do Sol, não é sábado porque se completou mais um ciclo lunar: é sábado porque assim você pode se libertar  destas prisões materiais que o aprisionam.
Porque hoje é sábado você é livre – e pode vir até a AIC para refletir sobre a parasha Beshalach, às 10:00, em que os judeus atravessam o Mar Vermelho e passam a respeitar o Shabat.
Porque hoje é sábado, você pode relembrar os bons momentos do sábado passado, em que lemos, na AIC, pela primeira vez, a Torá em 2016.
Porque hoje é sábado, você tem  oportunidade de construir  muitos primeiros momentos.
Porque hoje é Shabat Shira, o Shabat da canção e da música, deixe a melodia embalar sua vida.
Porque hoje é sábado, você pode se preparar para Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores.

Shabat Shalom!

Aproximando comunidades
O rabino Uri Lam, da Congregação Israelita Mineira (CIM), esteve em visita à Associação Israelita Catarinense (AIC) entre os dias 15 e 17 de janeiro. A visita teve por objetivo principal aumentar o intercâmbio entre estas duas comunidades filiadas à WUPJ. No encontro, o rabino Uri, acompanhado do hazan Luis Prist, o querido Vavá, realizaram um emocionante serviço de Kabalat Shabat que lotou a sede local, com cerca de 70 presentes. No sábado houve serviço de shacharit com leitura da Torá e à tarde o rabino encontrou-se com diversas famílias. Durante todo o fim de semana, o rabino e a diretoria conversaram longamente sobre os desafios de ambas as congregações e em quê podem colaborar uma com a outra. O rabino também teve a oportunidade de se encontrar com outras lideranças locais. Esperamos em breve ver os primeiro frutos deste encontro maravilhoso. Obrigada à Congregação Israelita Mineira, CIM; e aos associados que colaboraram para que este encontro e os importantes momentos de reflexão ocorressem.




Comentários