O calcanhar de Aquiles: viver ou morrer?


Confira aqui a reflexão da semana e as próximas atividades: estudo da Parasha, Palestra Show com Elian Woidello; início do Curso de Introdução ao Judaísmo, educação não-formal, e shabat musical com o incrível chazan Luis Prist, de São Paulo.

Também traremos, em setembro, uma atração internacional para Florianópolis: apresentação do sensacional violonista Tal Hurwitz.

Estudo da Parasha – Neste sábado, das 10 ao meio dia. A proximidade de Rosh Hashana, no próximo mês, coloca em foco questões fundamentais que tentam romper com a rotina sufocante de um mundo altamente competitivo. Por que vivemos? Por que morremos? O que lembramos e o que esquecemos? Esta reflexão é introduzida na parasha desta semana – Ékev –  que aponta como superar o seu calcanhar de Aquiles e ressalta a importância de questionar: é o prestar atenção nos mínimos detalhes. Será que você está só neste mundo, apesar de tantos “seguidores” e “amigos” virtuais? “Por que quando vim não havia ninguém, e quando chamei ninguém respondeu?” (Haftará Ékev). Uma linda passagem, para iniciar o semestre!

Palestra Show: A (des)construção da identidade musical brasileira. Venha ouvir e conhecer este instrumento único, que é a viola de 10 cordas e participar de uma palestra recheada com boa música, ministrada por Elian Woidello. Você verá – quer dizer, ouvirá!– como a identidade musical brasileira se descontrói e se reconstrói, articulando o ritmo sertanejo e as influências da música erudita. Nesta 2a. feira, dia 10 de agosto, às 20:00. Com certificado.

Introdução ao Judaísmo – Início dia 15 de agosto, das 10:00 às 12:00. No primeiro modulo, as raízes da identidade judaica. O que é ser judeu? Quem é judeu? As várias correntes do judaísmo.

Educação complementar – Início dia 17 de agosto, com turmas de manhã e de tarde, para crianças entre 5 e 8 anos. Neste mês, o eixo será Rosh Hashana. Iremos trabalhar o conceito de tempo, como as coisas começam, o calendário judaico, tradições de Rosh Hashana. Tudo com muita música, teatro, culinária e artes plásticas.


Cine clube: dia 27/08, Romeu e Julieta nas Trevas um cult do cinema. Filme checo que conta a relação entre um homem que esconde uma judia, em Praga, durante o nazismo. A trama, com uma fotografia de tirar o fôlego, mostra como uma relação se constrói em meio aos conflitos e ao medo.

Super Shabat com Luis Prist – Dia 28 de agosto, 20:00. Luis Prist é um dos mais notáveis chazanim de São Paulo. Luis Prist virá especialmente para Florianópolis, para celebrar este shabat, já em ritmo de preparativos para Rosh Hashana, quando também estará conosco, para oficiar a cerimônia.

E vem por aí…

Rosh Hashana - 13 de setembro, domingo. Convites a venda a partir de 2a. feira.
Concerto com Tal Hurwitz – 20 de setembro!

Shabat Shalom!

Comentários