Palestra sobre Antissemitismo e Terrorismo, Congressos, Call for papers


Antissemitismo e Terrorismo na Europa: Impactos no Brasil
O recrudescimento do antissemitismo no mundo e o avanço do terrorismo demandam a formulação de estratégias diferenciadas. Muito do que ocorre passa longe da mídia, mas conhecer como agem os grupos terroristas, as percepções sociais e a repercussão na comunidade judaica é fundamental para você se posicionar sobre este assunto tão atual e sensível. Regis Cabral, que acaba de chegar ao Brasil vindo da Suécia, irá proferir palestra na AIC, nesta 5a. feira, às 20h:00, seguida de debate. Será fornecido certificado. Palestra em português.

Congressos imperdíveis

Connections Rio 2015 – Promovido pela WUPJ. Um dos mais importantes encontros que reúne lideranças comunitárias de todo o mundo, com uma intensa programação para troca de ideias, experiência e vivências. Abertura com show musical, shabat na praia. Nossa amiga Ilana Kaufman dá seu depoimento: “Quando participei de um anterior foi muito  emocionante... A troca é muito legal! Tem tradução simultânea.  Vale a pena!” Tem um super desconto para os associados da AIC. O evento ocorrerá, neste ano, no Rio de Janeiro, de 13 a 17 de maio.


5th Global Forum Combating Antisemitism – O encontro reúne autoridades, pesquisadores, educadores e lideranças para discutir estratégias de combate ao antissemitismo ao redor do mundo. Neste ano, ocorrerá em Jerusalém, entre 12 e 14 de maio de 2015. A AIC foi especialmente convidada, no nome da Profa. Emeritus Leonor Scliar-Cabral, que co-coordenará as discussões sobre o antissemitismo na América Latina.

Seminário Bergman – Seminário que reúne educadores de todo o mundo para traçarem estratégias e atualizarem metodologias para o ensino-aprendizagem dos mais relevantes temas judaicos. O encontro ocorrerá  de 2 a 12 de julho de 2015, em Israel. A AIC tem subsídios especiais para os interessados.

Hassefá Ba’Aretz – Programa para lideranças judaicas, estruturado para abranger aspectos da diáspora, com viagem guiada pela Polônia, Alemanha, Espanha, Itália e França, mais uma semana em Israel, com passagem pela Autoridade Palestina. Durante o programa, o participante aprofundará um projeto a ser desenvolvido, quando de seu retorno, na comunidade judaica. O programa  será realizado de 11 a 20 de outubro de 2015. Em parceria com a FISESP, temos duas vagas patrocinadas parcialmente. Para mais informações, entre em contato com a AIC.

31o. Conferência Anual  da Associação de Estudos Israelenses – Ocorrerá de 1 a 3 de Junho, na universidade de Concordia, Montreal, Canada. Tema: Sustainable Israel: a changing society in the 21st. Century.

Call for papers

Israel e o Oriente Médio  O workshop será realizado em 18 e 19 de outubro, em Heidelberg. Jovens pesquisadores estão convidados a submeter trabalhos que realizem uma ponte  entre estudos Judaicos e Islâmicos, abrangendo diferentes interfaces.

47th. Conferência Anual de Estudos Judaicos – Podem ser submetidas propostas para painéis, mesas-redondas, papers, apresentações digitais, entre outras novidades. A conferência ocorrerá em Boston, entre 13 e 15 de dezembro.


Journal of Jewish Culture and Identity  Pesquisadores e acadêmicos estão convidados a submeter artigos com no máximo 9 mil palavras, abordando temas relacionados ao judaísmo contemporâneo, com um enfoque interdisciplinar. O periódico acolhe filósofos, escritores, pesquisadores e outros cientistas dedicados a refletir sobre a identidade judaica.

Para os viajantes….
No Rio de Janeiro: Peça teatral, “Auschwitz 70, ou é  isso um homem?”, baseada na obra de mesmo nome de Primo Levi. Com Carla Guidacci. No Midrash Centro Cultural, R. General Venâncio Flores, 184.

Em Açores:  Restaurada a sinagoga Sahar Hassamain, na Ilha de  São Miguel, fundada em 1836, fundada pelos judeus que chegaram aos Açores a partir 1819, provindos do Marrocos. O complexo incluía mais outras três sinagogas, cemitérios, casas e lojas.

Em Buenos Aires: Por que na Argentina? A ditadura, os atentados dos anos 1990 e a morte de Nisman.  Dia 20 de maio, 19h:00.

Comentários