É hoje! Coral Zemer, de POA, no MASC/CIC


Música aproxima culturas
Coral Zemer, de Porto Alegre, apresenta-se em Florianópolis
O Coral Zemer, composto por 20 vozes, vem a Florianópolis para uma única apresentação, no dia 18 de setembro, no MASC (CIC). Conforme coloca o maestro Francis Ricardo Padilha, que dirige o grupo, o “Coral Zemer comemora seus 10 anos de vida com um vasto repertório composto por tradicionais músicas judaicas – folclóricas, religiosas, festivas”.  Além de músicas em hebraico, o repertório conta com músicas em idisch, vertente alemã do hebraico e em ladino, dialeto falado na Espanha e Portugal. Algumas das músicas possuem melodias que se encontram incorporadas às músicas brasileiras, mostrando a forte influência cultural que atravessou séculos, como Tumbalalaika, em que um rapaz decide com que moça vai se casar; Durme, durme, canção de ninar; e Shalom Aleichem – louvor de boas-vindas aos anjos. O coral também canta músicas em português, sendo que uma delas; Bom Fim, nome do bairro onde os primeiros imigrantes judeus se estabeleceram em Porto Alegre, de Manuel F. de Abreu, foi composta especialmente para o Zemer.
O Coral Zemer chega a Florianópolis após apresentações de sucesso no Festival das Etnias (RS), Festival Uruguaianense de Integração de Coros e no Festival de Música Klezmer (SP). Nessa ocasião, cantou junto com  conjuntos e bandas do Canadá e da Argentina.  A profa. Leonor Scliar-Cabral, presidente da AIC, ressalta que a inédita presença do Coral Zemer, pela primeira vez em Santa Catarina, abre as celebrações do Ano Novo Judaico, que ocorrerá no dia 24 de setembro, quando se inicia o ano de 5775.
SERVIÇO
O quê: Música, com o Coral Zemer, de Porto Alegre
Quando: 18 de setembro, 5a. feira, 19:30
Onde: MASC, Museu de Arte de Santa Catarina, CIC (Centro Integrado de Cultura), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 - Agronômica - Florianópolis
Informações: AIC – 32327377 / MASC 3664-2629
No repertório: Shalom Aleichem e muito mais!


Comentários