Testando Limites



Testando Limites
Associação Israelita Catarinense
Qual o seu limite? A Parashá desta semana traz relatos surpreendentes, cheios de suspense e conflitos. Mas uma palavra chave revela-se: limites. Pois não está Abraão testando seus próprios limites, enquanto se recupera de seu brit-milá, para exercer a hospitalidade aos três visitantes – na verdade três anjos – que chegam à sua porta? Não está testando os limites de D’us, ao argumentar contra a destruição de Sodoma e Gomorra:   E se  encontrar 50 homens bons, a destruição será suspensa? E se forem 45? 30? 25? E assim continua, até chegar a 10 homens bons. São muitos os limites que percorrem esta Parasha. E você? Qual o seu limite? O que lhe faz perder a paciência – e talvez se transformar em uma estátua de sal? Tentar tornar-se mais flexível, neste mundo de tantas demandas e tanta rigidez (muitas vezes encoberta por falsas liberalidades) parece impossível, mas vale a pena tentar. Pense nas suas fronteiras – e expanda-as. Tente.
Shabat Shalom!

Visita do Embaixador – Na 6a. feira, dia 25 de outubro, às 20:00, encontro com o Embaixador de Israel, Rafael Eldad, para um bate-papo sobre as Relações de Israel com as Comunidades da América do Sul. Confira o currículo do embaixador AQUI e já coloque na sua agenda a data.

O Papel da Liderança – A visita do Rabino Joseph Edelheit deixou várias sementes. A reflexão sobre Noé e os tipos e perfis de liderança promoveu um debate acalorado. Confira um resumo da mensagem sobre liderança aqui.

Cine Clube AICO Gato do Rabino
Dando continuidade a mostra de filmes, com curadoria de Rodrigo de Haro, nesta sexta-feira, dia 18 de outubro, 20:00, a AIC exibe o filme O Gato do Rabino. Antes da sessão, às 19:30, reúna-se com a comunidade para a benção das velas, da chalá e do vinho.



 CORAL AIC
Todas às 4a. feiras, às 19:30h, ensaios do coral AIC, com regência de Ricardo Levi. No repertório, músicas tradicionais nas celebrações judaicas, musicas contemporâneas e canções do folclore judaico. Venha participar do grupo, cantando ou tocando seu instrumento preferido.

ENQUETEPrática de Meditação Judaica
Muitas pessoas desejam ingressar no grupo de Prática de Meditação Judaica, mas estão solicitando mudança no horário. Para atender o maior número possível de interessados, escolha aqui o melhor dia e horário para você.

CALL FOR PAPERS
Western Jewish Studies Association Conference – EUA
O evento ocorrerá no Arizona, EUA, em abril de 2014. Abstracts de comunicações, com no máximo 1 página, podem ser submetidos até 29 de novembro de 2013. A area de interesse são aspectos pedagógicos sobre estudos judaicos.
Jews and Political Discourse - Irlanda
A conferência ocorrerá em julho de 2014, em Dublin. Promovida pela British Association for Jewish Studies, paralelamente ao evento a cidade contará também diversas atividades relacionadas à cultura judaica. As submissões de papers são aceitas até 1 de janeiro de 2014.

The Relevance of the Jewish Question in the 21st Century
Esta edição do Jewish Journal of Sociology será lançada no segundo semestre de 2014 abordando aspectos relevantes para o judaísmo contemporâneo e os novos desafios que emergiram no século XXI.
Papers devem possuir entre 6 mil e 8 mil palavras e podem abranger diferentes perspectivas metodológicas e teóricas.

BOLSA DE ESTUDOS
Paidea Program – Oito meses de estudos judaicos na Suécia, com um programa que inclui projetos de pesquisa individual e em grupo, seminários cobrindo uma diversidade de temas sobre cultura, religião, história e sociedade judaica, curso de hebraico (em três níveis). Possibilidade de continuidade dos estudos na Universidade de Heidelberg, para mestrado.


Comentários