Pequenos cuidados, grandes movimentos

Faltam poucas horas para se iniciar Iom Kipur. Nesta data, em que fazemos esta pausa de suspensão no ar, em que tudo se aquieta e coração e pensamento, como flechas, disparam para o futuro, cheios de bons propósitos, faça uma pequena proposta. Uma única - que possa realizar e, como uma pedrinha jogada na água, fará movimentar o universo.  Posto esta foto, tirada no mágico Rosh Hashana de 5774, emblemática, porque ela simboliza tal ação. Pois que durante anos – e forma muitos – festa após festa, celebração após celebração, Shabat após Shabat –  eu sempre me incomodava com as caixas de fósforos para acender as velas, uma luz tão importante no judaísmo. Fiat Lux. Está certo: a frase tem seu valor. Duas palavras espirituais. Mas me incomodava o logotipo, me incomodava a embalagem tão desconectada do sentimento... Pequenas coisas? Sim, muito pequenas. Prometia a mim mesmo: na próxima celebração, vou forrar todas as caixas. Nunca consegui. Mas neste Rosh Hashaná,  a Lara me fez este presente. Ela (Não sei como! Não sei quando!) forrou todas as caixas com o símbolo da AIC. E lá estavam as caixas de fósforo, muitas, muitas caixas, em cada mesa, para cada um acender as velas neste novo ano iluminado. Olho para as caixas de fósforo e sorrio. Obrigada, Lara. Você fez meu ano começar cheio de luz. Neste ano, faça um pequeno gesto. O universo sorrirá. 
Esperamos por você, neste Iom Kipur.
Dia 13/09 - 19:30 – Kol Nidrê
Dia 14/09 - 9:00 – Abertura das portas da AIC para meditação, reflexão, estudos.
12:30 - Yizcor
18:00 - Toque do Shofar
18:30 - Quebra do jejuam
Shabat Shalom!

Comentários

Postar um comentário

Olá! Gostamos muito de sua visita. Obrigado pela sua mensagem!