Arquitetura da Alma


Em Sucot, construímos uma frágil tenda, um teto para nosso corpo e alma. O significado desta celebração, logo após Iom Kipur  – em que o olhar voltava-se para o interior do coração – é rica de significados. Sozinhos, nada somos: precisamos do outro para, juntos, realizar um propósito de vida. Precisamos de um teto e de um lar, mesmo que instável, para lembrar que nossas obras podem passar, mas continuam repercutindo de geração em geração. Ano após ano, milhares constroem sua sucá ao redor do mundo – nada se perde e tudo se conecta. A Sucá está aberta para conter suas raízes e receber o estrangeiro, o inexplicável: por mais que se queira separar interior e exterior; luze trevas; calma e inquietação; eu e o outro,  esta arquitetura milenar relembra que tais fronteiras são tênues e, como as marés, em constante movimento.
Templos, fábricas, mansões – nenhuma maravilha se compara ao requinte deste projeto em sua simplicidade. Ao andar pelas ruas da cidade ou pelas dobras da alma, sinta a presença da Sucá que você constrói a cada dia.
Occupy Torá.  Sábado, dia 21, a partir das 14:30.

SUCOT
Programação
14:30 – Decoração da Sucá e tradicional falafada com o Shomer
15:30 –­­ Bençãos
16:30 – Atividades recreativas
18:00 – Encerramento
Local: AIC, R. Prof. Walter de Bona Castelan, 226, Córrego Grande

Call for papers

Jewish Film and New Media: An International Journal
Os trabalhos devem possuir entre 8 e 10 mil palavras. São aceitas contribuições de caráter interdisciplinar, abrangendo obras para cinema, TV, novas mídias, jogos, dentre outras, em seus mais diferentes aspectos. O periódico também aceita resenhas, críticas e estudos.
Dead line: Submissão contínua

The Jewish Journal of Sociology, Special Issue
A edicão especial de 2014 abordará o tema: The Relevance of the Jewish Questions Today, com organização de Ilan Zvi Baron (Durham University) ae Keith Kahn-Harris (Jewish Journal of Sociology). Os trabalhos são submetidos online. O abstract deve conter no máximo 250 palavras e os artigos entre 6 e 8 mil palavras.
Dead line: 01/01/2014

O painel insere-se dentro da 5th Annual Convention
Northeast Modern Language Association (NeMLA)
, que ocorre na Pensilvânia, USA,  para dar voz às mulheres judias escritoras. O congresso terá lugar entre 3 e 6 de abril de 2014.

Dead line: 30/09/2013

The Jews and Food: Tradition, Sustainability and Health
Este interessante painel  investiga a comida kasher tanto em relação ao impacto ambiental global, quanto em relação à saúde individual e ao cenário que se apresenta nas sociedades de hoje – obesidade infantil, alimentos geneticamente transformados e outros assuntos polêmicos. Em New Brunswick, NJ, USA, no dia 08/10/2013.

Exibição
"The Trial", video installation by Otavio Schipper and Sergio Krakowski
Otávio Schipper, artista e físico brasileiro, vem investigando as relações entre linguagem e objetos, linguagem artificial e natural, bem como o silêncio e memória do som.  Sérgio Krakowski, artista e matemático, pesquisa a interface entre músicos e computadores. A instalação apresenta trechos do Julgamento de Nuremberg ( filme de 1961) relacionados com quatro telégrafos, que transcrevem os diálogos do filme em tempo real. O julgamento em Nuremberg foi uma das primeiras experiências em tradução simultânea em quarto línguas:  inglês, russo, francês e alemão. Em Nova Iorque: 360 Court Street #4.

Comentários