Quantos somos?


Uma pergunta que sempre surge – seja de quem mora aqui, seja de quem vem de fora – é quantos judeus somos em Santa Catarina? E no Brasil? Nossa presidente fez um levantamento minucioso, mas antes de falar sobre ele, um detalhe: por que levantar esta questão agora? Ora, por causa da parasha desta semana, claro! Ela fala sobre a necessidade de se ter um lugar, um espaço para preservar nossa espiritualidade – e descreve em detalhes como  ele deve ser. Alguns poderão se assustar com o luxo associado à tal espiritualidade: mas é um luxo que simboliza, assim, o valor que damos ao judaísmo. Neste momento em que estamos prestes a inaugurar a nova casa, esta mensagem se faz mais premente: ter um espaço, de fato, para congregar nossa comunidade e atividades das mais diversas, e precisamos, mais do que nunca, da sua colaboração. Já começamos, em março, com as aulas de hebraico: as inscrições estão abertas! Também tem palestra organizada por Eliana Press, no Museu da Educação, que está sendo restaurado por Kézia Lenderly, duas associadas que desenvolvem um trabalho incrível. E mais: bolsa de verão para o Instituto Weizmann, call for papers, Encontro de Música, Purim. Atividades não faltam! Em tempo: Em Santa Catarina, pelo Censo do IBGE (2010), éramos 1.036 judeus. Precisamos atualizar os dados. Mesmo que você já tenha se cadastrado, preencha, novamente, o formulário da AIC. Clique aqui: CADASTRO. São poucos minutos que fazem toda a diferença.

Quantos Somos: Em Santa Catarina, o censo traz 1.036 judeus auto-declarados. 350 encontram-se em Florianópolis, e o restante distribui-se por Balneário Camboriú, Araranguá, Joinville, Criciúma, Navegantes e Blumenau. Confira estes dados e compare com o restante do Brasil.

Curso de Hebraico: Abertas as matrículas para as turmas de hebraico 2013/1. São dois cursos Hebraico Bíblico (2a. e 4a) e Hebraico Contemporâneo (3a. e 5a.), das 19:30h às 20:30h. Investimento: matrícula R$50,00 e semestre (4meses), R$400,00. Matrículas na AIC de 3a. a  6a. feira, das 14 às 18:00h.

PURIM 2013: Neste dia 24 de fevereiro, domingo, celebraremos Purim  na AIC, a partir das 12:00h, com sobremesas típicas da ocasião. Traga sua especialidade culinária e venha divertir-se! Confirmar presença pelo e-mail da AIC: aicdesc@gmail.com ou ligue para nós, de 3a. a 6a, das 14 às 18h. (48) 334823.

7o. Lashir BeNefesh: cantando com a alma
De 10 a 12 de março de 2013, no Rio de Janeiro, encontro de capacitação para os amantes da música sinagogal judaica. Músicos, cantores, coralistas e chazanim estão especialmente convidados.

Bolsa para o Instituto Weizmann
Está aberto o processo de seleção para jovens cursando o primeiro ano da universidade que desejem participar do Summer Program Dr. Bessie F. Lawrence International Summer Science Institute (ISSI) do Instituto Weizmann de Ciencias. É um mês intensivo, de 1 a 31 de julho de 2013. Os estudantes terão à sua disposição os mais modernos laboratórios nas áreas de bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física. Após três semanas nos laboratórios, farão um trabalho de campo no deserto, próximo ao Mar Morto, com estudos de biologia, geografia, história e arqueologia. Inscrições até o dia 13 de março de 2013.

Call for papers: Jews and Modern Visual Culture
Ocorrerá em Manchester, Inglaterra, de 8 a 10 de setembro. Alguns dos temas sugeridos, mas que não esgotam o escopo da conferência, incluem: representação dos judeus e auto-representação no cinema e na fotografia, caricaturas e judaísmo, representações antissemitas, dentre outros.

Call for papers: Economic History of the Jews throughout the Ages: Sources, Methodologies, Narratives
A conferência ocorrerá em Ramat Gan, Israel,  de 5 a 6 de junho de 2013. Papers aceitos até 1o. de março,  abordando questões relacionadas com a vida econômica judaica, tanto como minorias na diáspara, quanto no Estado de Israel. Alguns tópicos sugeridos incluem imagem da economia judaíca x realidade, empreendedorismo, a economia como motivação anti-semita, profissões consideradas tradicionalmente judaicas, além de outras.

Palestra: Eliana Press traz para Florianópolis, dia 27 de fevereiro de 2013, a palestra Massoterapia, Naturalogia e Vivências Tântricas, com técnicas que propiciam transformações profundas. Informações: Inst. Atitude [48] 3204.8038 / 9933.5833

Cadastro: Pessoas chegam, pessoas vão. Pessoas nascem. Casam, descasam, mudam de endereço... Mudam-se os sistemas dos bancos de dados. Precisamos atualizar o cadastro da AIC: por favor, tire 5 minutos, hoje, e preencha o formulário, MESMO QUE VOCÊ JÁ TENHA SE CADASTRADO.  Acesse o menu acima ou clique aqui: CADASTRO.

Contribuições: Continuamos na corrida para a inauguração de sede. Ainda nnao conseguimos o suficiente para o ar condicionado! Colabore, toda quantia é bem vinda:
BRADESCO: agência 2186, c/c 55666-1
ITAU: agência 1575, c/c 01717-1CNPJ AIC: 82701467/0001-23
Faça depósito identificado e comunique à AIC (aicdesc@gmail.com), para as devidas homenagens. De tijolo em tijolo, chegaremos lá!
É muito importante!
Shabat Shalom!

Comentários