Sobre Pessach- nota de David Gorodovits

Pessach é a festa da libertação,celebrando a passagem da totalidade de um povo, da escravidão para a liberdade. Ou melhor, a transformação de uma multidão de escravos em um povo livre! Livre para aceitar a missão de praticar a justiça, defender os órfãos as viúvas e todos os oprimidos, alcançar os mais altos padrões de moral, dignificar a família e difundir o monoteísmo ético para todos os povos. Um caminho cheio de obstáculos, a ser seguido na dimensão do tempo, entre avanços e recuos e que continua em nossos dias.
Pe Sach, a boca fala, traduz a importante determinação repetida por varias vezes na Torá: “E narrarás a teus filhos”.. A noite do Seder se destina a esta narração, mas não se restringe a ela, Na realidade a integridade no cumprimento de mitsvot  na prática da ética e na coerência dos ensinamentos são princípios que, se praticados sempre pelos pais, se tornarão uma ponte de integração entre as gerações, provocando, nos dias atuais, uma nova libertação – a libertação dos padrões que parecem caracterizar o mundo de hoje – incoerência, ódio, terrorismo, descriminação, e transformação do que é verdadeiro em mentiras que justifiquem as ações erradas praticadas por alguns.
Aproveitamos este período de Pessach, em que preparamos com tanto cuidado nossas casas para que nelas não reste nenhuma partícula de Chametz, para reassumir o compromisso de eliminarmos de nossas vidas influencias nefastas e praticarmos junto com toda a família formada por Am Israel os ensinamentos de nossa Torá, de modo que  volte a brilhar no coração de cada judeu a chama que ardia nos corações de Abraão, Isaac e Jacó.
Votos de Pessach Kasher V’Sameach

Comentários