Palestra de Raul Gottlieb, Vice Presidente da WUPJ-LA na AIC no dia 30 de março

A AIC deu início no dia 30 de março ao ciclo de palestras de 2011 com a apresentada por Raul Gottlieb, vice-presidente da World Union for Progressive Judaism-Latin America. O Sr. Gottlieb abordou o tema O que é judaísmo reformista e sua relação com as demais vertentes do judaísmo. Após a estimulante palestra, seguiu-se um animado debate entre os presentes.

Raul explicou que a WUPJ, com sede em Jerusalém, é uma organização internacional, guarda-chuva dos movimentos Reformista, Progressista, Liberal e Reconstrucionista * . É a voz e a alma do maior corpo de judeus religiosos no mundo. Influencia a vida de milhões de judeus que procuram uma expressão tradicional e ao mesmo tempo contemporânea da sua identidade judaica espiritual e cultural.
Em abril de 2004, patrocinada pela World Union for Progressive Judaism – WUPJ, foi realizada em São Paulo, Brasil, a Conferência da Comunidades Judaicas das Américas, uma experiência memorável que reuniu entidades e participantes de vários países da América do Sul. Esta experiência motivou um grande número de atividades e integração entre as congregações liberais da região.
Um escritório oficial foi instalado em São Paulo em fevereiro de 2005. Os principais objetivos são: a integração das congregações progressistas e instituições judaicas no Brasil e na América Latina estabelecendo contatos e conexões entre as estas comunidades; motivar o trabalho voluntário e facilitar o treinamento de lideranças
Encontros bianuais foram realizados em 2006, em Punta Del Este, Uruguai e em 2008, no Rio de Janeiro, Brasil.
Em Israel, o centro do povo judeu, a World Union atende o chamado por pluralismo religioso com programas e instituições reformistas. A presença da World Union cresce na América Latina, Austrália e países na Ásia.
* O Judaísmo Reformista também é conhecido como Judaísmo Progressista ou Liberal. Em Israel é conhecido como Iahadut Mitkademet. 

Ver mais informações no site 
http://wupj-latinamerica.com.br/port/quem_port.htm

Comentários