A AIC presente no Culto Ecumênico em memória e solidariedade ao povo japonês, no domingo (27), às 20h30, na Catedral de Florianópolis


A AIC, representada pela sua Presidenta, Julia S. Guivant, e pela Diretora Administrativa, Iéte A. Salomé, esteve presente no Culto Ecumênico em memória e solidaridade ao povo japonês.

A ceremônia foi muito emotiva, não só pela causa em questão, mas também por congregar diversas liderenças religiosas. O ato contou com significativo público, que lotou a Catedral.

No iniciou os representantes da cada entidade entraram pela nave com seus símbolos. A presidente da AIC  levou uma menorá com as velas acessas. Os símbolos foram colocados no altar enquanto o Orador mencionou  o seus significados. Logo a seguir, os representantes das entidades tomaram seus lugares atrás do altar. Teve inicio uma apresentação de Taikô, seguida pelas apresentações de cada representante. No nosso caso, a presidente leu o texto a seguir:

Oração para o povo do Japão
Rabino Yehoram Mazor
Trad.: Uri Lam
Rompida rompeu-se a terra, em pedaços despedaçou-se a terra, movida move-se a terra feito bêbado. (Isaías 24:19) Sua aflição passará para o mar cujas ondas serão atacadas e secarão todas as profundezas... (Zacarias 10:11)
Soberano do Universo, cujo espírito paira sobre tudo, que criou os céus com sabedoria e estendeu a terra sobre as águas. Tu concedeste o Teu arco-íris nas nuvens e nos informaste que não haveria mais inundações. As forças da terra a estremeceram, as ondas do mar quebraram amargamente e nossos irmãos japoneses foram acometidos pelas forças da natureza. O temor da ameaça nuclear somou mais sofrimento ao sofrimento deles. Nós nos enlutamos por seus mortos, nossos corações estão com os sobreviventes em suas dores.
Envie conforto aos familiares das vítimas de modo que possam retomar suas vidas. Cure seus corpos e envie restabelecimento para suas almas. Envie Tua sabedoria às forças de resgate, boa vontade e bom coração para todos os que tiverem condições de ajudar. Mostre a eles a Tua luz, orienta-os em seus caminhos, proteja-os. Juntamente com os japoneses, os filhos do Teu mundo se voltam a Ti:
Em nossa aflição clamamos ao Eterno e Ele nos respondeu. Gritamos, e Tu escutaste a nossa voz. Quando dentro de nós desfaleciam nossas almas, recordamo-nos do Eterno e nossas orações Te alcançaram. Expressaremos nossa gratidão ao oferecermos a Ti nossos sacrifícios e cumpriremos o que prometemos (conf. Jonas 2:8-9)

A seguir, Iéte leu uma curta frase do Kadish, já que cada associação tinha só 5 m. 

 Julia Guivant, Padre Vilson e Iéte A. Salomé

O emocionante evento foi finalizado com outra tocante apresentação de Taikô, acompanhada por duas flautistas. 
Veja o video do evento (as apresentações da AIC estão a partir dos 32.50 m.)

Comentários