Conib lança revista com contribuição judaica ao debate de questões nacionais

Primeira edição fala de meio ambiente e de 200 anos de judeus na Amazônia

A participação judaica na vida brasileira remonta a 1500, quando judeus portugueses aportaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral. Desde então, a comunidade judaica sempre participou do debate sobre as grandes questões de nosso país.

Com o lançamento dos Cadernos Conib, publicação trimestral, a Confederação Israelita do Brasil procura mostrar não apenas a grande participação dos judeus nos debates pelos rumos do país, como também a diversidade de opiniões e o espírito democrático existentes entre seus membros. A Conib, como instituição apartidária, proporciona espaço para manifestações de linhas ideológicas distintas, do ponto de vista político e religioso.

Cada edição dos Cadernos trará um assunto principal, sobre o qual serão apresentadas diversas perspectivas. Nesta primeira edição, são abordados a questão ecológica e o desenvolvimento da Amazônia, num debate que tem como pano de fundo os 200 anos da imigração judaica para a região.

Permite a montagem de um interessante quadro de textos e entrevistas com atores importantes na área, como o físico José Goldemberg e o ex-ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, além de Fábio Feldmann e Alfredo Sirkis, do Partido Verde.

A publicação traz ainda contribuições de rabinos, historiadores, professores e jornalistas. Falam, por exemplo, de ecologia em Israel, da trajetória dos judeus na Amazônia e de ações da comunidade judaica brasileira no campo social.
 

Comentários